O mais europeu de todos os veículos de duas rodas, a vespa, nasceu em Itália para ser barata, funcional, económica, robusta e, claro, charmosa e elegante. Além disso, deveria também ser fácil de pilotar, não sujar as roupas do condutor e ainda levar um passageiro, foi baptizada com o nome de um insecto, em alusão ao ronco de seu motor dois-tempos com ventoinha de arrefecimento, que mais parece um zumbido. Enrico Piaggio presidia a empresa fundada por seu pai quando a Segunda Guerra Mundial acabou. Era tempo de Europa destruída física e financeiramente. A fábrica da Piaggio encontrava-se em ruínas, mas isso não intimidou Enrico, que resolveu deixar o campo aeronáutico em busca de um novo tipo de veículo, capaz de suprir a necessidade de locomoção básica da população, uma vez que as estradas estavam precárias e os italianos não tinham dinheiro ao perder a guerra, a solução era um veículo simples e económico. As primeiras 15 Vespas deixaram a fábrica da Piaggio em Abril de 1946. Seu motor de 98 cm³ tinha apenas 3 cv de potência a 4.500 rpm e velocidade final em torno de 60 km/h, bons níveis para a época e o tamanho do propulsor. Por fim varios modelos foram saindo cada vez mais aprefeiçoados outros mais funcionais e a famosa vespa logo caiu no gosto do consumidor e seu sucesso foi absoluto.
1 comentário:
uma pena mesmu, uma motorizada tao magnifica e intemporal... boas fotos ! força com o blogue
Enviar um comentário