Um exemplar, trata-se do modelo 50s de 1964 (para restauro)
Neste ponto do trabalho a unica peça nova que levou foi o guarda-lamas ,pois estava bastante podre e empenado devido ao mau trato e a um pequeno acidente ocorrido anos atras.
Mas, antes de vos falar mais deste projecto, quero dar a conhecer um pouco sobre as características desta vespa. Por ser do ano 1964 (como vos vou mostrar mais á frente ) a tampa que protege o motor é mais pequena do que as que foram fabricadas nos anos seguintes, o que torna este modelo deste ano mais "raro" apesar de ainda existirem algumas .Tambem ouvi dizer que existe uma pequena diferença no volante de uma 50s de 64 para uma de 65, mas nao posso confirmar essa diferença. O motor é de 50 cm3 como diz o modelo ( 50s ) e acho que ja chega agora , de volta ao projecto.
Comecemos pelo motor:
Mas, antes de vos falar mais deste projecto, quero dar a conhecer um pouco sobre as características desta vespa. Por ser do ano 1964 (como vos vou mostrar mais á frente ) a tampa que protege o motor é mais pequena do que as que foram fabricadas nos anos seguintes, o que torna este modelo deste ano mais "raro" apesar de ainda existirem algumas .Tambem ouvi dizer que existe uma pequena diferença no volante de uma 50s de 64 para uma de 65, mas nao posso confirmar essa diferença. O motor é de 50 cm3 como diz o modelo ( 50s ) e acho que ja chega agora , de volta ao projecto.
Comecemos pelo motor:
Depois de retirado do chassi o motor é limpo e convém dar uma revisão geral
Neste caso o motor ja está parcialmente reparado, onde é colocado novo, uma embraiagem , cilindro , piston, segmentos, cabeça de motor, escape, carborador, e a parte electrica ( desde platinados a bobines ), juntas de motor, etc.
Depois disto tudo é tempo de fechar o motor e por óleo novo.
Na foto pode-se ver ja alguns progressos na evolução da reparação.
Neste ponto do trabalho o motor prepara-se para levar uma uma embraiagem nova
Vinda da pintura a vespa está pronta para começar a levar as suas peças novas compradas na Original Vespa ( a maior parte)
Muitas horas de trabalho depois......
Motor ja montado no chassi, amortecedores novos, cabos de travão , bicha conta quilometros, pneus novos , e mais algumas coisinhas montadas , aqui está o resultado
Como tinha referido atrás, na foto pode-se ver a tampa do motor ( na qual é mais pequena do que a maioria das vespas do mesmo
modelo mas de ano diferente ).
E já está a chegar ao fim este projecto e chega a hora de ver o resultado.
Nas fotos seguintes pode-se ver a vespa já terminada , mas o que se fez a seguir foi a colocação do selim novo, punhos, ligou-se a optica da frente e o farolim de traz, fez-se pequenas afinações a nivel dos travões e embraiagem, colocou-se os frisos e mais algumas coisinhas.
Espero que tenham gostado da transformação! e que gostem do resto do blog
11 comentários:
Muito bom, muito bom. Quer para entusiastas quer para os menos desconhecedores do mundo das Vespas.
Excelente. Abraço
Muitos Parabéns caro Diogo,
belo trabalho de restauro!
Demonstra a tua afeição às motas antigas que devem ser preservadas, afinal são parte do legado dum passado ainda pouco distante, mas que nos dias que vão correndo a fio são muitas vezes esquecidas!
Este blog será certamente um incentivo para que mais pessoas efectuem gestos destes e reponham veiculos tão simbólicos de novo na estrada!
Parabéns!
Abraço
PS: restaura uma para mim! Pode ser dor de laranja
Bom restauro! Espero ver aqui mais em breve!
tas um pro :)
beijinho
um blog mt oportuno, com bastante utilidade para quem gosta de vespas k pod tirar umas ideias para restauros... esperu ver mais todas as semanas.. bom trabalho e abraço
esta muito fix o blog da vespa aprendi mais e com a informacao vou fazer um trabalho muito fix !!!
o teu blog ta 5 estrelas
tenx um blog interessante foi o meu primo que me disse gostei de aprender mais !!!
grandes vespas !
oi ta fix o teu blog muito interessante e com videos e imagens expectaculares ! boa continua
ta fix o blog da vespa
Enviar um comentário